quarta-feira, 3 de março de 2010

MÍDIAS NA ESCOLA




MÍDIAS NA ESCOLA
COLÉGIO ESTADUAL BARTOLOMEU BUENO DA SILVA



Por Paulo Sérgio de O. Silva


O uso de mídias é um dos principais itens dos que fazem a diferença na escola de hoje.
Por vivermos em uma “sociedade tecnológica”, nossos alunos (mesmo os menos favorecidos financeiramente) convivem com mídias o tempo todo de uma forma muito sedutora, como aparelhos de telefone com os mais inusitados recursos, ipode (e similares), televisão, DVD, Internet com jogos e sites de relacionamento (alguns somente na lan house), entre outras. Sendo assim, é muito difícil para o professor apresentar algo realmente significativo para este aluno. E é neste ponto que o uso das mídias se torna tão relevante na escola. Porque precisamos “entrar na concorrência”.
O COLÉGIO ESTADUAL BARTOLOMEU BUENO DA SILVA se esforça o máximo para caminhar “de acordo com o seu tempo”. Sempre lutamos muito para adquirir as mídias possíveis, em especial as de informática.
Na escola contamos com um LIE com 10 máquinas com acesso à Internet, além dos computadores da secretaria e da Coordenação Pedagógica; um data show; uma TV de 29’’; um aparelho de DVD; um aparelho de som micro sistem; uma mesa de som e três caixas acústicas; uma câmara digital; um retroprojetor; além da mídia impressa na Biblioteca.
Os computadores são muito usados pela maioria dos professores. As aulas são marcadas previamente em tabela própria. Os alunos fazem pesquisas em todas as áreas, assistem a vídeos no youtube e/ou ouvem músicas recomendados pelos professores, tanto durante as aulas como no contra turno, e, quando sobra algum horário vago, também usam a internet ou algum programa do sistema operacional como recreação. É usado também para a manutenção do blog da escola: http://avozdobartolomeu.blogspot.com .Na Coordenação Pedagógica, o computador e impressora são usados como suporte de material pedagógico, registros e documentos dos professores e grupo gestor. Todo o serviço da secretaria também é informatizado.
A TV e o DVD são muito usados para apresentar documentários, vídeos da TV Escola e filmes relacionados com o conteúdo estudado, sempre para introduzir um assunto ou para reforço. O data show também é muito usado para a apresentação de vídeos, slides, em palestras, seminários, e outros.
Os aparelhos e equipamentos de som são usados como apoio para o trabalho de música na sala de aula, projetos de dança e/ou teatro, eventos da escola e para enriquecer o recreio com música.
A câmara digital é muito usada para registrar todos os eventos e projetos executados pelos alunos, professores, servidores e grupo gestor, seja na escola ou em ações executadas em outros ambientes, que façam parte de projeto da escola. Às vezes também é usada para a produção de vídeos pelos alunos e professores.
O retroprojetor é pouco usado atualmente. Às vezes é usado como técnica de ampliação de desenho para algum trabalho de Arte.
A biblioteca continua sendo frequentada pelos alunos, já que oferece um acervo rico e atrativo para os jovens.
Além do uso das mídias disponíveis na escola, ainda executo com os alunos o projeto A voz da Leitura, que é um programa de 15 minutos apresentado ao vivo na rádio local Antena 1 FM Mateira, aos sábados, de 15 em 15 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário